Angoleiros do Sertão

A Escola de Capoeira “Os Angoleiros do Sertão” foi criada na década de 1980 pelo Mestre Claudio Costa, em Feira de Santana/Bahia. Durante seus quase 30 anos de existência, a Escola desenvolveu inúmeros trabalhos com a Capoeira Angola, seja nas esferas da educação formal ou não formal, seja com o apoio de instituições públicas ou privadas, mas sempre com o objetivo de contribuir no processo de formação de seus participantes.logo angoleiros do sertao

Para isso, os Angoleiros do Sertão valorizam o resgate, a preservação e a divulgação dos elementos tradicionais que caracterizam a Capoeira Angola, pois são através destes elementos que ela agrupa seus praticantes num projeto de conscientização social, política, cultural e corporal. Assim, ao invés de enfatizar o enfrentamento físico-corporal explícito, a Escola de Capoeira “Os Angoleiros do Sertão” esta preocupada em educar para a consciência de direitos e deveres que cada um de seus integrantes tem diante do mundo em que vive.

No estado de São Paulo “Os Angoleiros do Sertão” chegaram na década de 1990, estabelecendo inicialmente núcleos nas cidades de Bauru, Paraguaçu Paulista e Rancharia, sob responsabilidade dos Contra Mestres Tico, Xandão e Xande. Posteriormente novos angoleiros foram formados, como o Treinel Marcio Blanca, o que propiciou a difusão da prática pra várias cidades do entorno.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s